A inspeção realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) na conduta do Banco Central na liquidação do Banco Master foi concluída pela área técnica da corte de contas passados cerca de 20 dias do início da análise da documentação.
Agora caberá ao ministro Jhonatan de Jesus, que determinou o procedimento, receber o relatório da área técnica e, a partir dessas análises, tomar uma decisão. Como mostrou a Folha, a tendência é a de que ele dê parecer favorável à conduta do Banco Central no processo.
A inspeção na documentação que serviu de base para a decisão do BC teve início na primeira quinzena de janeiro. O trabalho foi conduzido por três técnicos e incluiu a atuação da autoridade monetária em relação ao Master desde a gestão Roberto Campo Neto, que antecedeu Gabriel Galípolo na presidência do Banco Central.
A liquidação do Master foi decretada em 18 novembro do ano passado, depois que o BC considerou o banco irrecuperável. No mesmo dia, o dono da instituição, Daniel Vorcaro, foi preso em uma operação da Polícia Federal que investiga uma fraude de R$ 12 bilhões em carteiras falsas. Atualmente ele está em prisao domiciliar.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS