A edição de 2026 do Prêmio Guillermo Cano de Liberdade de Imprensa está com inscrições abertas até 15 de fevereiro. O prêmio pode ser concedido a indivíduos, instituições ou organizações não governamentais que tenham contribuído significativamente para a liberdade de imprensa no mundo.

Organizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o prêmio foi criado em 1997 em homenagem ao jornalista colombiano Guillermo Cano, assassinado em frente ao escritório do jornal El Espectador em 1986, em Bogotá, na Colômbia.

A cerimônia de premiação acontecerá em 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O vencedor será contemplado com um prêmio de US$ 25 mil (cerca de R$ 105 mil).

As candidaturas podem ser feitas por meio deste link.

Em 2025, a organização concedeu o prêmio ao jornal nicaraguense La Prensa, em reconhecimento à resistência do veículo diante da repressão estatal, mesmo após a prisão e expulsão de seus dirigentes e o confisco de seus bens. Atualmente, a maior parte da redação atua no exílio, operando a partir de países como Costa Rica, Espanha, México, Alemanha e Estados Unidos.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Tarcísio tenta conciliar discrição com defesa de Bolsonaro – 31/08/2025 – Poder

Considerado o principal sucessor político de Jair Bolsonaro (PL), mas sob ataques…

Ricardo Nunes e Milton Leite rivalizam pela Câmara de SP – 26/10/2025 – Painel

A pouco mais de um mês para eleição da presidência da Câmara…

Aliados de Bolsonaro e Lula propagam versões sobre Trump – 26/10/2025 – Poder

A reunião do presidente Lula (PT) com Donald Trump, neste domingo (26),…

Bolsonaro pode ficar até sete anos em regime fechado – 29/08/2025 – Poder

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode pegar até sete anos de prisão…