O advogado Sergio Rosenthal, especializado em crimes financeiros, diz que a criação de um imposto de 10% sobre rendas acima de R$ 50 mil, aprovada para compensar a isenção para ganhos até R$ 5.000, pode gerar “sentimento de injustiça”, especialmente se não vier acompanhada de contrapartida do poder público em termo de serviços.

A medida, aprovada no ano passado, é vista pelo governo Lula como uma de suas principais realizações e será bandeira da campanha de reeleição.

“O aumento da carga tributária, quando não acompanhado de uma contrapartida efetiva ao cidadão, gera um sentimento de injustiça naqueles sobre quem recai o ônus do pagamento dos tributos”, diz Rosenthal.

Grandes escritórios de advocacia estarão entre os afetados pela alíquota extra. Segundo Rosenthal, o aumento da carga tributária pode gerar como efeito colateral indesejado o estímulo à sonegação.

“A sonegação, no contexto brasileiro, muitas vezes não é percebida como um delito ou como uma conduta socialmente reprovável, mas sim como um instrumento de autodefesa do contribuinte”, declara.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Tarcísio tenta conciliar discrição com defesa de Bolsonaro – 31/08/2025 – Poder

Considerado o principal sucessor político de Jair Bolsonaro (PL), mas sob ataques…

Ricardo Nunes e Milton Leite rivalizam pela Câmara de SP – 26/10/2025 – Painel

A pouco mais de um mês para eleição da presidência da Câmara…

Aliados de Bolsonaro e Lula propagam versões sobre Trump – 26/10/2025 – Poder

A reunião do presidente Lula (PT) com Donald Trump, neste domingo (26),…

Bolsonaro pode ficar até sete anos em regime fechado – 29/08/2025 – Poder

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode pegar até sete anos de prisão…