Um veículo espacial secreto dos Estados Unidos projetado para permanecer em órbita por centenas de dias foi lançado com sucesso no início da madrugada desta sexta-feira (22) em um foguete Falcon 9, da SpaceX, de Elon Musk.

O lançamento na base de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), aconteceu à 1h50 (de Brasília).

O X-37B, também chamado de Veículo de Teste Orbital, foi projetado pela United Launch Alliance, uma subsidiária da Boeing.

A Força Espacial americana disse que a missão, sua oitava no espaço, inclui uma ampla gama de testes e objetivos de experimentação. A duração total não foi divulgada —para se ter uma ideia, seu primeiro voo, em 2010, durou 224 dias, e o sexto, iniciado em 2020, estendeu-se por 908 dias antes do retorno à Terra.

“Essas demonstrações operacionais e experimentos incluem tecnologias de próxima geração, como comunicações a laser e o sensor inercial quântico mais avançado já testado no espaço”, segundo um comunicado divulgado no mês passado.

“A missão oito contribuirá para melhorar a resiliência, eficiência e segurança das arquiteturas de comunicação baseadas no espaço”, acrescentou.

Com um tamanho semelhante ao de um pequeno ônibus, o X-37B parece uma versão reduzida dos ônibus espaciais que foram aposentados em 2011. Em missões anteriores, ele realizou testes para a Nasa.

O veículo tem nove metros de comprimento e 4,6 metros de envergadura. Com boa parte de suas atividades mantidas em sigilo, ainda não se sabe exatamente para que ele será utilizado.

Como incremento de força, o veículo poderia oferecer inteligência e reconhecimento de terreno (função de satélite-espião), comunicações e meteorologia.

No apoio espacial, o X-37B poderia ser usado para levar satélites ao espaço ou mesmo recuperar satélites danificados –um perfil de missão que já existia para os ônibus espaciais da Nasa, até o acidente com o Challenger, em 1986.

Como elemento de controle espacial, ele poderia ter papéis ofensivo (prejudicando o funcionamento de satélites inimigos e mesmo os destruindo) e defensivo (monitorando o ambiente espacial e detectando ataques a satélites, evitando-os).

Finalmente, como aplicação de força, ele poderia ser usado para atacar alvos terrestres. De acordo com especialistas, o veículo poderia ser equipado com armas de precisão como mísseis hipersônicos guiados por laser ou GPS, que poderiam ser usadas para atacar alvos no meio do território inimigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

CNPq abre edital de R$ 215 mi para pesquisa fora do Brasil – 01/09/2025 – Ciência

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) abriu uma nova…

Apple confirma data do evento de lançamento

Arte que a Apple inseriu no convite de lançamento para seu evento…

Comunista Jones Manoel ocupa vácuo e viraliza – 25/08/2025 – Encaminhado com Frequência

A direita ainda reina quase sozinha entre os maiores nomes da política…

Trump recebe Bill Gates, Tim Cook e Zuckerberg em jantar – 04/09/2025 – Mercado

O presidente Donald Trump reuniu alguns dos principais executivos do setor de…