A tramitação de um projeto de lei no Congresso que permite a demissão de integrantes do Banco Centra pode causar impactos significativos na credibilidade da instituição. A avaliação é de Henrique Meirelles, ex-presidente do BC e ex-ministro da Fazenda, que analisa os possíveis efeitos desta mudança na governança da autarquia sobre a economia brasileira.

Segundo Meirelles, caso o projeto seja aprovado, a autoridade monetária poderá ser forçada a manter uma postura mais agressiva e conservadora em suas decisões. Com a taxa básica de juros atual em 15%, o cenário de redução poderia ser comprometido, mesmo com a tendência de queda da inflação.

A possível interferência política nas decisões do BC pode elevar as expectativas inflacionárias dos agentes econômicos, prejudicando o processo de redução dos juros. Meirelles ressalta que as atuais taxas são consideradas elevadas não apenas pelos padrões brasileiros, mas também em comparação com o cenário internacional.

O ex-ministro enfatiza que as decisões do Banco Central devem ser estritamente técnicas, baseadas em modelos macroeconômicos e análises específicas do sistema financeiro. A interferência política, segundo ele, pode comprometer a capacidade da instituição de controlar a atividade econômica e a inflação de forma independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Hapvida investe R$ 35 milhões em primeira unidade premium em São Paulo

Com aporte de R$ 35 milhões, a Hapvida inaugurou nesta segunda-feira (1°)…

Haddad se diz tranquilo sobre renovação de visto para os EUA

Questionado se estaria tranquilo sobre a renovação de seu visto para entrar…

Imposto de Renda 2025: Receita paga 4º lote de restituição nesta sexta (29)

Nesta sexta-feira (29), a Receita Federal realizará o pagamento do quarto lote…

Remessas ao exterior: instituições financeiras digitais avançam no mercado

Desde o final de 2024 até o mês passado, informações do Banco…