A Meta pretende adquirir a startup de chips Rivos para impulsionar seus esforços internos em semicondutores, informou a empresa nesta terça-feira (30).
A startup, que é apoiada pelo presidente-executivo da Intel Lip-Bu Tan, foca no projeto de chips baseados na arquitetura RISC-V, uma alternativa de código aberto para as arquiteturas feitas por Arm, Intel e AMD.
A Meta se recusou a divulgar os termos financeiros e a Rivos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
A Rivos tem experiência em desenvolver todas as camadas necessárias para um sistema de inteligência artificial, disse o vice-presidente de engenharia da Meta, Yee Jiun Song, em um post no LinkedIn.
A Meta pretende expandir o trabalho no Meta Training and Inference Accelerator (MTIA), sua família de aceleradores de chips internos personalizados, disse ele.
A startup de chips estava perto de um novo financiamento com uma avaliação de cerca de US$ 2 bilhões, disse uma fonte à Reuters anteriormente.
A Meta tem sido um dos maiores clientes da Rivos e estava conversando com a startup sobre um acordo, disse uma segunda fonte familiarizada com o assunto.
A Reuters informou com exclusividade em março que a Meta estava testando seu primeiro chip interno para treinamento de sistemas de IA, conforme a empresa busca reduzir os custos de infraestrutura vinculados a seus gastos com ferramentas avançadas de IA.