O PT afirmou que a ação no Rio de Janeiro que se transformou na mais letal da história do país é consequência direta de um modelo ultrapassado de segurança pública, baseado na lógica do confronto e da espetacularização da violência.
A operação contra o Comando Vermelho rendeu à gestão Cláudio Castro (PL) o maior índice de aprovação desde 2022, com 40% dos moradores do Rio de Janeiro e da região metropolitana achando o trabalho ótimo ou bom, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º).
“Trata-se da mais letal ação policial da história do país, marcada por falhas de planejamento, ausência de inteligência e desrespeito aos direitos humanos. Essa política de enfrentamento cego não reduz o crime, apenas amplia o ciclo de dor, medo e exclusão social”, afirma o PT sobre a ação que deixou ao menos 121 mortos, entre eles quatro policiais.
A nota é assinada pelas secretarias Nacional de Movimentos Populares e de Combate ao Racismo e pelo Setorial de Segurança Pública do partido.
O PT acrescenta que o governo Lula (PT) tem demonstrado ser possível combater o crime organizado com “atuação baseada em inteligência, rastreamento financeiro e integração institucional”.
Uma das operações citadas é a Carbono Oculto, contra o PCC (Primeiro Comando da Capital), que cumpriu mandados de busca e apreensão na avenida Faria Lima, coração do mercado financeiro, em São Paulo, e atingiu a atuação da facção na venda de combustíveis.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.