Apesar da pressão cada vez mais forte da oposição em torno do pedido de impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem dito a aliados que a chance de dar andamento ao caso é zero.
Na visão de Alcolumbre, um eventual impeachment abriria um precedente perigoso na história do país. E poderia abrir a porteira para novos casos. Nos corredores do Congresso Nacional, o que se fala é que “não dá para descambar”.
Como mostrou a Folha, Toffoli é alvo de dez pedidos de impeachment no Senado, sendo que o último deles foi apresentado pela bancada do partido Novo na semana passada. Desses, quatro abordam o caso do Banco Master e foram apresentados em 2026.
Mesmo com as citações a Toffoli no celular de Daniel Vorcaro, dono do Master, alguns senadores afirmam que a saída do ministro da relatoria da investigação sobre o banco deve abafar as críticas e minar o desejo da oposição de ver o ministro fora da corte.
Na avaliação de um senador próximo a Davi Alcolumbre, a poeira contra Toffoli deve baixar com o tempo, desde que não surjam novos fatos. Até mesmo parlamentares da oposição admitem que há um jogo de proteção nos Poderes, ainda que dentro da razoabilidade.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS