Lideranças do bolsonarismo veem uma janela de oportunidade na crise entre o STF e o governo Lula, algo inédito no atual governo.

Como mostrou a Folha, a investigação na Receita Federal ampliou a desconfiança entre os Poderes, em razão da suspeita de vazamento de dados sigilosos do ministro Alexandre de Moraes e outros membros da corte.

Também há irritação do presidente Lula com o ministro Dias Toffoli, por decisões que ele tomou como relator do caso do Banco Master.

A avaliação entre aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é que, desde a campanha de 2022, o STF comportou-se como aliado de Lula e até linha auxiliar de seu governo. Isso se refletiu, por exemplo, na proximidade do próprio Moraes com o presidente.

O clima, agora, mudou, e a esperança de bolsonaristas é que seja possível ter maior interlocução com o STF durante a campanha eleitoral. Outro fator visto como positivo é o fato de dois ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Nunes Marques e André Mendonça, estarem à frente do TSE neste ano.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Tarcísio tenta conciliar discrição com defesa de Bolsonaro – 31/08/2025 – Poder

Considerado o principal sucessor político de Jair Bolsonaro (PL), mas sob ataques…

Ricardo Nunes e Milton Leite rivalizam pela Câmara de SP – 26/10/2025 – Painel

A pouco mais de um mês para eleição da presidência da Câmara…

Aliados de Bolsonaro e Lula propagam versões sobre Trump – 26/10/2025 – Poder

A reunião do presidente Lula (PT) com Donald Trump, neste domingo (26),…

Veja lacunas na denúncia contra Bolsonaro – 01/09/2025 – Poder

A denúncia formulada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) acumula evidências contra Jair…