Nesta segunda parte da nossa série Como Deus nasceu sobre as origens do monoteísmo, vamos falar de… politeísmo. Sim, o culto a vários deuses.

É, eu sei que parece um contrassenso, mas não é possível compreender a fundo as origens do judaísmo, mais antiga fé monoteísta do planeta, sem levar em conta as raízes culturais do povo de Israel, sociedade na qual a fé judaica nasceu. E todos os dados históricos e arqueológicos corroboram a ideia de que o antigo Israel emergiu de forma relativamente tardia num ambiente cultural que contava com uma longa tradição politeísta. Foi essa tradição veneranda que a sociedade israelita se pôs a remodelar ao longo dos séculos.

O surgimento de Israel propriamente dito será tema da terceira parte da série, daqui a duas semanas. Por ora, basta dizer que essa origem é essencialmente um fenômeno da Idade do Ferro, a partir de 1200 a.C. Antes disso, porém, nos séculos finais da Idade do Bronze, uma rica gama de narrativas sobre o mundo dos deuses, no plural, foi registrada pelos escribas de uma cidade-Estado que fica na costa da atual Síria.

Essa cidade era Ugarit, e seu idioma, uma língua do grupo conhecido como semítico noroeste, pode ser descrita como um primo de primeiro grau mais velho do hebraico e do aramaico, apresentando grandes semelhanças com esses idiomas bíblicos no vocabulário e na sintaxe.

Textos mitológicos escritos na língua ugarítica usam muitas das mesmas palavras presentes na Bíblia hebraica –ou Antigo Testamento, para os cristãos– para se referir ao panteão (conjunto de deuses) venerado pelos habitantes da cidade-Estado. Vejamos quem são alguns deles.

O patriarca do panteão é El, um monarca divino idoso, sábio e bondoso, que habita uma tenda e é visto como uma figura paterna tanto pelos demais deuses quanto pelos seres humanos, tendo gerado dezenas de jovens divindades. Seu nome significa simplesmente “o deus”, e é a mesma palavra que aparece como sufixo no nome “Israel” (guarde essa informação para depois, aliás).

El é casado com a rainha divina Athirat, uma figura maternal também conhecida como “criadora dos deuses”. Em hebraico, seu nome é Asherah (às vezes aportuguesado para “Aserá”), e ela é vista como uma das divindades “pagãs” adotadas por israelitas que deixaram de lado a fé no Deus único de seu povo – como veremos ao longo da série, esse cenário é no mínimo simplista.

Athirat e seu esposo presidem uma assembleia de deuses que inclui muitos dos filhos de El, como as divindades celestiais Shahar e Shalim (respectivamente “aurora” e “crepúsculo” –acredita-se que o nome de Shalim seja um dos elementos que compõem o nome da cidade de Jerusalém). Há ainda a deusa guerreira Anat, às vezes imaginada com asas. E há outro velho conhecido dos leitores do Antigo Testamento: Baal.

O nome significa “senhor”, e, de fato, alguns textos dão a entender que Baal herdou de El o reinado sobre o panteão, sendo visto como filho do velho deus, embora seu pai “biológico” (se é que podemos aplicar o termo a divindades) seja outra figura divina mais obscura, Dagan.

Para alcançar essa posição, Baal derrotou e venceu dois terríveis inimigos divinos, Yam, o Mar, e Mot, a Morte. Sua morada é o alto de uma montanha, e ele tem domínio sobre as tempestades e a fertilidade. Tal como El, ele também é associado à figura do touro.

Pode parecer só mais uma lista de deuses obscuros do mundo antigo, mas vale a pena anotá-la. As cenas mais emblemáticas da Bíblia estão repletas de ecos das aventuras dessas deidades, como veremos em breve. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Apple confirma data do evento de lançamento

Arte que a Apple inseriu no convite de lançamento para seu evento…

CNPq abre edital de R$ 215 mi para pesquisa fora do Brasil – 01/09/2025 – Ciência

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) abriu uma nova…

Trump recebe Bill Gates, Tim Cook e Zuckerberg em jantar – 04/09/2025 – Mercado

O presidente Donald Trump reuniu alguns dos principais executivos do setor de…

descontos de até 45% no Samsung Galaxy S24 Ultra

A Samsung está oferecendo descontos especiais de até 45% no Galaxy S24…