Aliados de Flávio Bolsonaro (PL) avaliam que o desfile em homenagem a Lula (PT), no Carnaval do Rio de Janeiro, deu munição aos adversários ao satirizar a parcela conservadora e evangélica da população. Para eles, foi um tiro no pé que vem sendo explorado nas redes bolsonaristas, especialmente a ala que usou uma fantasia de família em lata de conserva.
Ministros e deputados do PT, por outro lado, afirmam que o desfile foi um sucesso e que os rivais políticos buscam inventar problemas. No partido, a leitura é de que o Carnaval é um ambiente mais livre e progressista, e que a sátira não deve impactar a eleição. A imagem que ficou, dizem, foi a de Lula aplaudido, quando havia medo de vaias na Sapucaí.
Já o time de Flávio, diante da atitude do PT de minimizar o episódio, diz que o presidente petista tem pregado para convertidos e que a ala dos enlatados atinge não só evangélicos, mas a classe média como um todo. Nesse sentido, o senador buscou estratégia oposta: gravou um vídeo dirigido a quem não se diz nem de esquerda nem de direita para criticar o desfile.
“Quero me dirigir a você, que não é simpatizante nem de Bolsonaro nem de Lula. Você ficou feliz de ver o dinheiro dos seus impostos sendo usado para fazer campanha antecipada para o Lula? Você, que é cristão, ficou feliz de ver a escola de samba do Lula fazer chacota com a sua fé?”, diz Flávio.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP), disse que estão tentando achar “pelo em ovo”. O petista afirmou ainda que a tentativa de repercussão negativa do desfile não terá sucesso. “Primeiro, tentaram encontrar um crime eleitoral. Não acharam. Agora, tentam encontrar um outro problema, mas não vão encontrar”, disse.
“Isso faz parte da narrativa da oposição. O público aplaudiu, cantou, foi um grande sucesso”, diz o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), vice-presidente do partido e secretário de comunicação em gestões anteriores.
“O desfile mostrou que Lula tem grande força social. E ele respeita a religião de todos. Eles [a oposição] estão mais com inveja porque o principal líder deles está preso e o nosso foi ovacionado”, completa.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.