Hoje presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Cappelli lança nesta quinta-feira (11), em São Paulo, o livro “O 8 de janeiro que o Brasil não viu”, no qual relata os 23 dias em que foi interventor na segurança pública do Distrito Federal após os ataques às sedes dos três Poderes.

O lançamento será na Livraria da Vila do shopping Cidade São Paulo (Avenida Paulista, 1.230, 3º andar), a partir de 18h30.

Cappelli era secretário-executivo do Ministério da Justiça, então comandado pelo hoje ministro Flávio Dino, do STF, quando foi nomeado interventor na segurança pública no DF, no fim da tarde de 8 de janeiro de 2023.

Ele havia sido apontado pelo presidente Lula (PT) por causa dos erros e omissões cometidos pelo governo do Distrito Federal, que foi acusado de não impedir a ação dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na obra, Cappelli fala sobre atritos com militares e sobre a retirada dos manifestantes que ainda estavam na Esplanada dos Ministérios. Outro ponto relatado foi o desmonte do acampamento em frente ao QG do Exército.

Durante o período da intervenção, uma série de mudanças foi realizada nas cúpulas da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar do DF, com a prisão dos chefes das duas áreas.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Veja lacunas na denúncia contra Bolsonaro – 01/09/2025 – Poder

A denúncia formulada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) acumula evidências contra Jair…

STF não registra voto de Cármen Lúcia em 8 casos do 8/1 – 01/09/2025 – Painel

O voto da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia não…

Turma que vai julgar Bolsonaro acumula apoio a Moraes – 29/08/2025 – Poder

Ministros da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), que julgará o…

Brasil dá resposta a Bolsonaro que EUA não conseguiram dar a Trump | Blogs | CNN Brasil

Brasil dá resposta a Jair Bolsonaro (PL) que Estados Unidos não conseguiram…