A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) desembolsou R$ 28,9 milhões em um material didático no qual afirmava que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) aconteceu durante a década de 1950.
O valor pago pelo governo foi informado em requerimento feito pelo deputado estadual Emídio de Souza (PT), que recebeu a denúncia em outubro de 2025 no seu gabinete de um professor de São José dos Campos (SP).
Como o Painel mostrou, a informação incorreta constava de um material de geografia voltado à segunda série do ensino médio, distribuído pela Seduc (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo).
“Na década de 1950, a Europa foi o palco de um grande conflito, a 2° Guerra Mundial”, diz o trecho incorreto do material intitulado como “Globalização e economia mundial”.
“Os países destacados no mapa lutaram em lados opostos do conflito, mas após seu fim se viram obrigados a enfrentar uma nova ordem mundial com duas grandes potências: os EUA a URSS”.
Na ocasião, a Seduc afirmou que já havia determinado a retificação e atualização do texto.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS