O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (23) que o reconhecimento da cultura gospel como manifestação nacional atendeu a um pedido da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e que, se dependesse dele, “possivelmente” a iniciativa não se concretizaria.

Lula contou, durante cerimônia no Palácio do Planalto para assinatura do decreto, que conversou em seu gabinete com Eliziane sobre a medida e que depois tratou do tema com a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“Isso não teria sido feito se você [Eliziane Gama] não tivesse aparecido na minha sala com essa cara de menina reclamona. É muitas vezes assim que acontecem as coisas no país. Às vezes uma conversa com uma pessoa faz surgir uma lei”, disse Lula.

“Se dependesse de mim, possivelmente não saísse esse decreto. Se não tivesse alguém que falasse: ‘Presidente, se manca aí, vamos fazer o decreto’. Já fiz tanto, por que não podia fazer essa? Porque faltava alguém. Com tantos amigos que eu tenho evangélicos, alguém lembrar. Foi um dia que você [Eliziane Gama] lembrou. Você tinha entrado outras vezes na minha sala e não tinha lembrado. Mas teve um dia que você veio com a missão de lembrar e lembrou”, completou.

O reconhecimento da cultura gospel como manifestação nacional foi antecipado por Lula na última semana durante reunião ministerial realizada na quarta-feira (17).

O petista tenta ser aproximar para as eleições de 2026 do eleitorado evangélico, que nos últimos anos esteve majoritariamente mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A minuta do decreto, a qual a Folha teve acesso, reconhece o gospel como manifestação da cultura nacional, englobando música, teatro e literatura religiosa. A medida também estabelece diretrizes para a valorização, a promoção e a proteção da cultura gospel no país.

Em discurso nesta terça, Lula afirmou que a iniciativa busca “fazer justiça ao povo evangélico e à música gospel” e “representa mais um passo importante de acolhimento e respeito” ao grupo no Brasil.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Ricardo Nunes e Milton Leite rivalizam pela Câmara de SP – 26/10/2025 – Painel

A pouco mais de um mês para eleição da presidência da Câmara…

Tarcísio tenta conciliar discrição com defesa de Bolsonaro – 31/08/2025 – Poder

Considerado o principal sucessor político de Jair Bolsonaro (PL), mas sob ataques…

Aliados de Bolsonaro e Lula propagam versões sobre Trump – 26/10/2025 – Poder

A reunião do presidente Lula (PT) com Donald Trump, neste domingo (26),…

Bolsonaro pode ficar até sete anos em regime fechado – 29/08/2025 – Poder

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode pegar até sete anos de prisão…