Pesquisa da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) mostra que o principal desafio do setor, para 80% dos entrevistados, é a falta de mão de obra qualificada.

Outros problemas apontados foram mudanças constantes nas regulamentações (40%), insegurança jurídica (20%) e alinhamento entre o setor público e privado (20%).

A pesquisa, feita em 2025, analisou 68 empresas, 30 associações e 216 profissionais do setor de Relações Institucionais e Governamentais, popularmente conhecido como lobby.

O levantamento mostra ainda que há um empate quando o assunto é apoiar ou não a regulamentação da atividade de lobby no Brasil. São 40% os que apoiam totalmente ou com ressalvas ante outros 40% que não apoiam ou demonstram cautela. Outros 20% não têm opinião formada.

Entre os profissionais pesquisados, 42% têm especialização, 29% concluíram o mestrado, 24% possuem MBA, 10% possuem doutorado e 1% possui pós-doutotrado.

A maioria das empresas do setor surgiu entre 2010 e 2019, se localiza em Brasília e tem de um a cinco colaboradores, mostra ainda o levantamento.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Tarcísio tenta conciliar discrição com defesa de Bolsonaro – 31/08/2025 – Poder

Considerado o principal sucessor político de Jair Bolsonaro (PL), mas sob ataques…

Ricardo Nunes e Milton Leite rivalizam pela Câmara de SP – 26/10/2025 – Painel

A pouco mais de um mês para eleição da presidência da Câmara…

Aliados de Bolsonaro e Lula propagam versões sobre Trump – 26/10/2025 – Poder

A reunião do presidente Lula (PT) com Donald Trump, neste domingo (26),…

Veja lacunas na denúncia contra Bolsonaro – 01/09/2025 – Poder

A denúncia formulada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) acumula evidências contra Jair…