Quatro astronautas voarão nesta semana para repor o pessoal da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou a Nasa na sexta-feira (6), após a evacuação médica de emergência da tripulação anterior.
A Nasa anunciou que a nova missão, Crew-12, decolará a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX na manhã de quarta-feira (11) com o lançamento previsto para não antes das 8h01 (horário de Brasília).
A equipe é formada pelos astronautas da Nasa Jessica Meir e Jack Hathaway, pela astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Sophie Adenot, e pelo cosmonauta russo da Roscosmos Andrey Fedyaev.
A Crew-12 teve problemas de última hora com o foguete e mudanças de pessoal.
No início da semana, a SpaceX manteve em terra seus foguetes Falcon 9 enquanto investigava o que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) descreveu como uma “falha de ignição do motor no segundo estágio”.
“O veículo Falcon 9 está autorizado a voltar a voar”, disse um porta-voz da FAA à AFP nesta sexta.
A pausa temporária por parte da SpaceX causou preocupação de que o voo da Crew-12 tivesse que ser adiado.
A missão substituirá a Crew-11, que retornou à Terra em janeiro, um mês antes do previsto, durante a primeira evacuação médica da história da plataforma orbital.