Aliados de Lula dizem que a última leva de pesquisas de intenção de votos, que apontaram a consolidação de Flávio Bolsonaro (PL) na segunda posição, com diferença apertada no segundo turno para o presidente, já era esperada e inviabiliza a terceira via.
Segundo um dirigente próximo do presidente, “a terceira via está fadada a passar vergonha”. Hoje, o candidato mais competitivo deste campo seria o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que tem marcado entre 8% e 10%, a depender do levantamento.
Para esta fonte, a polarização vista em 2022 já se repetiu, e a subida de Flávio nas pesquisas pouco tempo depois de anunciar sua pré-candidatura não surpreende.
Na última pesquisa Quaest, divulgada na quarta-feira (11), Lula tem diferença de apenas 5 pontos para o senador no segundo turno, com 43% a 38%.
O PT trabalha com a repetição deste cenário de polarização também na maioria dos estados, com dificuldade de surgimento de candidaturas não-alinhadas a nenhum polo em locais como São Paulo e Rio de Janeiro.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS