A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), coordenadora no Senado da Frente Mista Parlamentar Ambientalista, criticou a derrubada de 52 dos 63 vetos do presidente Lula (PT) à lei de licenciamento ambiental menos de uma semana depois de o país ter sediado a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

“É uma vergonha, logo após o Brasil sediar a COP30, ver o Congresso Nacional passar o trator de esteiras sobre compromissos ambientais, quando decide derrubar vetos à Lei de Licenciamento Ambiental”, afirma Gama.

O licenciamento é uma análise dos possíveis impactos ambientais para empreendimentos como obras, exploração de petróleo e minérios. As mudanças previstas podem impulsionar atividades de risco, como a mineração, obras de infraestrutura do Novo PAC e a BR-319, e enxugar instrumentos de consulta a comunidades afetadas pelos empreendimentos.

A decisão da derrubada levou governo e organizações da sociedade civil a avaliarem ir à Justiça. Em entrevista ao CanalGov na sexta (28), a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) afirmou que a derrubada dos vetos é uma “verdadeira demolição” da legislação ambiental brasileira.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Ricardo Nunes e Milton Leite rivalizam pela Câmara de SP – 26/10/2025 – Painel

A pouco mais de um mês para eleição da presidência da Câmara…

Tarcísio tenta conciliar discrição com defesa de Bolsonaro – 31/08/2025 – Poder

Considerado o principal sucessor político de Jair Bolsonaro (PL), mas sob ataques…

Aliados de Bolsonaro e Lula propagam versões sobre Trump – 26/10/2025 – Poder

A reunião do presidente Lula (PT) com Donald Trump, neste domingo (26),…

Bolsonaro pode ficar até sete anos em regime fechado – 29/08/2025 – Poder

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode pegar até sete anos de prisão…