O governo de São Paulo lançou uma campanha pedindo à população que economize água, tendo em vista a situação de crise hídrica no estado.
Em vídeo e peças publicitárias, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) diz que o estado vive a maior seca dos últimos dez anos e elenca medidas que tomou para melhorar a segurança hídrica.
Mesmo assim, os reservatórios estão em níveis baixos, comparáveis aos de 2014, quando houve racionamento.
Por enquanto, a gestão estadual diz que não há previsão de falta de água, mas precisou tomar medidas como o aumento no tempo de redução noturna da pressão na tubulação, o que tem levado torneiras a ficarem secas em algumas regiões mais altas e periféricas.
O mote da campanha estadual é “Gota por gota. Mais do que Nunca”. O vídeo cita R$ 25 bilhões em investimentos no sistema de água, além de melhora na tecnologia de monitoramento e fiscalização. Mas a peça diz que as chuvas intensas dessa época do ano não estão afetando diretamente as regiões dos reservatórios.
Como mostrou o Painel, a Sabesp e o governo paulista não cogitam nesse momento oferecer descontos na conta para quem economizar mais água, ao contrário de crises passadas.
Por enquanto, o foco é na tentativa de conscientizar a população para o consumo racional. Entre os pedidos estão reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar a louça e evitar o uso de mangueira na limpeza de áreas externas.
A campanha foi lançada em TV aberta e fechada, rádio, mídias digitais e OOH (out of home). Há previsão nos próximos meses de novas ações, como divulgação em estações de trem e metrô.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.