Dois astronautas da Nasa, um astronauta francês e um cosmonauta russo partiram nesta sexta-feira (13) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma missão científica de oito meses.

A tripulação deixou Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, às 7h15 (de Brasília). Eles viajam em uma cápsula Crew Dragon batizada de Freedom, lançada em um foguete Falcon 9, da SpaceX. A previsão é que cheguem ao laboratório espacial na tarde deste sábado (14) após uma viagem de 34 horas.

A missão, denominada Crew-12, marca a 12ª equipe de longa duração da ISS que a Nasa enviou a bordo de um veículo da SpaceX. Isso desde maio de 2020, quando a agência passou a usar os serviços da empresa de Elon Musk.

A Crew-12 é liderada por Jessica Meir, 48, astronauta veterana e bióloga marinha que está na sua segunda ida à estação espacial. A jornada ocorre quase sete anos depois de ela fazer história com Christina Koch na primeira caminhada espacial totalmente feminina da história —Koch, aliás, deve em breve se tornar a primeira mulher em uma viagem lunar, a Artemis 2.

Completam a tripulação da Crew-12: Jack Hathaway, 43, ex-piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos; Sophie Adenot, da Agência Espacial Europeia ESA), 43, piloto de helicóptero especializada da França; e o russo Andrey Fedyaev, ex-piloto militar que faz sua segunda missão à ISS.

Ao chegar, a equipe se ocupará com uma série de tarefas de pesquisa científica, médica e técnica em microgravidade, segundo a Nasa. Entre elas estão estudos sobre bactérias causadoras de pneumonia para melhorar tratamentos na Terra e experimentos com interações entre plantas e micróbios fixadores de nitrogênio para aumentar a produção de alimentos no espaço.

O quarteto se juntará aos três ocupantes da ISS: o astronauta da Nasa Chris Williams e os cosmonautas da Roscosmos Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev.

Originalmente, mais pessoas deveriam estar no laboratório espacial. Mas os quatro integrantes da missão Crew-11 precisaram voltar antes do previsto após um deles apresentar um problema de saúde considerado sério.

Eles estavam na estação espacial desde agosto e, originalmente, regressariam à Terra somente em maio. Porém, voltaram ao planeta em 15 de janeiro.

Foi a primeira vez que a Nasa antecipou o retorno de uma missão da ISS, ocupada de forma permanente há 25 anos, por questões de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Comunista Jones Manoel ocupa vácuo e viraliza – 25/08/2025 – Encaminhado com Frequência

A direita ainda reina quase sozinha entre os maiores nomes da política…

CNPq abre edital de R$ 215 mi para pesquisa fora do Brasil – 01/09/2025 – Ciência

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) abriu uma nova…

Apple confirma data do evento de lançamento

Arte que a Apple inseriu no convite de lançamento para seu evento…

3I/Atlas: objeto interestelar desperta curiosidade – 11/11/2025 – Ciência

Recentemente, Kim Kardashian questionou Sean Duffy, administrador interino da Nasa, na rede…