Os trumpistas compraram a briga errada com Bad Bunny. Quando ele diz que América não designa um país, mas um continente, está certo.

O mais curioso é que o continente foi chamado de América por um erro do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller. Em 1507 ele deu o nome de América às terras percorridas pelo italiano Amerigo Vespucci, nos primeiros anos do século 16. Em 1501, percorrendo o litoral de Pindorama, ele esteve na foz do Rio São Francisco e na baía da Guanabara.

Seus livros estiveram entre os mais vendidos da época.

No seu mapa, Waldseemüller demarcou um pequeno pedaço das terras do Norte, ilhas do Caribe e, ao Sul, um continente onde localizou uma dezena de acidentes geográficos da costa da Terra dos Papagaios (um deles ilustra o mapa), ao qual deu o nome de América. Anos depois, o cartógrafo arrependeu-se, mas era tarde.

Vespucci foi um grande cascateiro. Seus livros tiveram pelo menos 60 edições e venderam milhares de cópias. As terras por onde ele passou não eram um “paraíso terrestre” e lá não havia gigantes nem leões. Nela também não se vivia por 150 anos, até porque os nativos não observavam o calendário solar, mas os livrinhos descreviam o povo dos sonhos dos mercadores quinhentistas.

O efeito Trump

Donald Trump conseguiu fazer uma omelete sem quebrar ovos. Sequestrou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e apoderou-se do país sem expurgar os militares e civis que dominavam a República Bolivariana.

Parecia ser um caso peculiar a Venezuela.

O site Axios revelou que o secretário de Estado Marco Rubio está conversando às escondidas com Raul Guillermo Rodriguez Castro, neto de Raul Castro, o irmão caçula de Fidel, hoje com 94 anos. “Raulito”, o “Caranguejo” por uma anomalia numa das mãos, tem 41 anos, já foi guarda-costas do avô e é tenente-coronel do Exército. Seu pai, morto em 2022, era um general e chefiava o conglomerado econômico e militar do regime.

A novidade vem do lado americano, mostrando-se disposto a repetir a experiência venezuelana. Muda o regime, mas preservam-se as boquinhas, sobretudo da máquina militar.

No mundo de intrigas do anticastrismo, nada permite dizer que essas conversas vão adiante, mas pelo menos uma parte da agenda foi revelada.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Tarcísio tenta conciliar discrição com defesa de Bolsonaro – 31/08/2025 – Poder

Considerado o principal sucessor político de Jair Bolsonaro (PL), mas sob ataques…

Ricardo Nunes e Milton Leite rivalizam pela Câmara de SP – 26/10/2025 – Painel

A pouco mais de um mês para eleição da presidência da Câmara…

Aliados de Bolsonaro e Lula propagam versões sobre Trump – 26/10/2025 – Poder

A reunião do presidente Lula (PT) com Donald Trump, neste domingo (26),…

Veja lacunas na denúncia contra Bolsonaro – 01/09/2025 – Poder

A denúncia formulada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) acumula evidências contra Jair…